segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Aliança promove Ateliê Itinerário da Canção Francesa

Fanny Dupuis
No dia 13 de agosto, sábado, das 14h às 18h, a Aliança Francesa de Ouro Preto promove o Ateliê Itinerário da Canção Francesa. O evento conta com um trabalho de canto e de compreensão de composições francófonas, inserindo-as no contexto em que foram criadas. A professora Fanny Dupuis, que oferece o Ateliê, dá mais detalhes a seguir.

Gustavo- Quais músicas não vão faltar neste Ateliê?
Fanny- Para dar alguns exemplos, podemos falar de Claude Nougaro (Jazz et Java), Georges Brassens (L'Auvergnat), Jacques Brel (Les Bourgeois, Les Flamandes) e Renaud (Hexagone, Mistral Gagnant). São composições de a partir dos anos 50.

Gustavo- Por que a escolha deste repertório?
Fanny- Porque essas músicas têm sentido pra o povo francês. Vou inclusive explicar sobre o contexto histórico e cultural para os participantes entenderem as letras.

Gustavo- Qual a importância da participação daqueles que estão estudando francês?
Fanny- Para mim, dentro da música de um país se lê parte da cultura de seu povo. E eu acho muito importante conhecer a cultura de um país para poder falar sua língua. Em francês se diz "joindre l'utile à l'agréable". Ou seja, juntar o útil ao agradável. Porque é tão agradável descobrir uma língua através da música!

Nenhum comentário:

Postar um comentário